domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO!!!




  Todos os anos, é a mesma coisa... com a mudança de calendário, esperamos que haja mudanças em nossas vidas... e desejamos aos amigos que o ano “novo” seja “feliz”.
  Mas... o que  é o “novo” e o que é o “feliz”???
  É certo que o número que registra o ano que se inicia é novo... nunca antes houve o ano 2013. Mas é o suficiente para que ele seja novo? Não deveria ser novo por trazer algo igualmente novo? Não deveria ser novo por trazer as tão desejadas mudanças? Mas de onde virão essas mudanças? Como acontecerão? Magia?
  Somente haverá mudança no mundo, quando essa mudança acontecer primeiro em nós mesmos. Um mundo de paz somente haverá quando promovermos a paz. Um mundo justo, quando promovermos a justiça. Um mundo digno, quando a dignidade humana se tornar prioridade em nossos corações.
  Um ano realmente novo surgirá quando decidirmos construir um mundo novo, que deve começar pela renovação de nós mesmos. Quando percebermos que não posso ter um ano “feliz” sozinho... mas que é preciso lutar pela felicidade humana, que só é possível em um mundo justo, fraterno, digno... um mundo novo, desejado e construído por todos.
  Aí, então, será possível que tenhamos o que também eu desejo a todos... um FELIZ ANO NOVO! 


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


E chegamos ao final de mais uma jornada!!!
Nenhuma experiência terá sido em vão, mesmo quando produz mágoas, tristezas, lágrimas... pois que sempre será aprendizagem.
Vidas que se cruzaram não terão sido inútil, pois vidas jamais o são. Amizades são sementes que devem ser regadas e cultivadas, mesmo se apenas espiritualmente.
Estamos felizes, pois não podemos, e não queremos, continuar no que somos, mas tornarmo-nos o que resolvemos ser. Confessamos que sentiremos saudade da sirene para a entrada, mais ainda da sirene para a saída, dos nossos encontros matinais, das aulas boas, e mesmo das aulas chatas (não se iludam, elas ficarão na memória...) dos papos pelos corredores, das brincadeiras, das reivindicações (que povinho encrenqueiro!!!)...
Foi uma jornada e tanto! Os alunos que, para o colégio, foi um dia símbolo de rebeldia, tornam-se a cicatrizes de uma ferida que se chama saudade!!!
Nosso encontro foi rápido... mas a empatia imensa os tornará eternos em meu coração.
Foi ótimo tê-los como alunos... É ótimo tê-los como amigos!!!
Sucessos mil na nova jornada que virá!!!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal!


Olá, gente linda!!! Partilhando com vocês um texto de autoria de um amigo querido... para uma reflexão neste tempo de festa!
Um cheiro!!!

Natal!
Tempo de renovar a vida na vida que brota do coração de Deus.
Tempo de ver o presente da caminhada que se faz presente.
Tempo de refletir sobre a condição humana em busca de um mundo melhor.
O Natal, para muitos, é ceiar com fartos banquetes, mesmo que depois se perca tudo, esbanjando muito, trocando presentes finos e caros.... mas não entendendo  que Jesus Menino é simples.
Nos  alegramos  no nosso mundinho, mesmo que o restante da população sofra, pois não me importo com o  outro,  o que basta é a minha felicidade, é a minha alegria,  os meus presentes, a minha festa, o meu “EU”.
Ainda não entendemos o sentido da vida; Mudamos o rumo da história de Jesus Menino...
Que Natal é esse que ainda temos distinção entre as pessoas?
Que Natal estamos celebrando, já que o menino, na sua grandeza e majestade, se fez pobre, nascendo na humildade  de uma estrebaria???
Enquanto nós queremos o revestir de roupas finas, tronos, berço de ouro;  ao invés da simplicidade de uma  manjedoura,  ostentamos  casas ornamentadas onde fica escondido o verdadeiro sentido do Natal.
Como o nosso Jesus Menino vai nascer este ano?
Como, meu Deus?
Em uma sociedade dos desiguais...
No individualismo....
Na passageira satisfação pessoal....
Diante deste real contexto em que vivemos, uma prece brada em nossos corações e aflora em nossos lábios;
Ó, Jesus Menino, ajuda-nos a compreender e Celebrar o mistério do seu Natal!
Que enfeitemos as casas, que haja ceias; mas que, antes de tudo, limpemos o nosso coração, para viver o real sentido do Natal!
“EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA!!!”


De volta ao baile


E atendendo a pedidos
de amigos e do meu coração
busco o caminho de volta
e reabro as portas deste salão.

Rodopiando em harmonia
mente e coração já se põem a valsar.
Ele me incitando a grandes voos,
ela me convidando a pousar.

Sejam, então, convidados
a me acompanhar nesse bailar!!!