quinta-feira, 11 de março de 2010

"Meu caro amigo"... sempre atual!!!

Oi, pessoas lindas,
Ontem à noite, durante aula numa turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos), estávamos discutindo a importância histórica dos Movimentos Sociais e, principalmente, a importância da organização dos trabalhadores, quando ouvi um dos alunos (trabalhador), dizer a uma colega o quanto estava ansioso para que a aula acabasse porque era dia de futebol na Globo.
Imediatamente, me veio à mente a música "Meu caro amigo", uma carta musicada feita pelo Chico Buarque, com a parceria de Francis Hime, em 1976, e dirigida ao amigo Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. Certamente, a música permanece atual, pois "a coisa aqui tá preta", enquanto... "aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock'n roll". Aliás, a coisa piorou, pois já não tem muito choro, mas funk, arrocha...
Para quem não conhece ou não se recorda, eis a letra completa...
Um cheiro...




Meu caro amigo
Chico Buarque/Francis Hime




Meu caro amigo, me perdoe por favor
Se eu não lhe faço uma visita

Mas como agora apareceu um portador

Mando notícias nessa fita
Aqui na terra 'tão' jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros
dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita mutreta pra levar a situação

Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando que, também, sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu não pretendo provocar

Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades
Aqui na terra 'tão' jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll

Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro

E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graç
a
Eu ando aflito pra fazer você ficar

A par de tudo que se passa
Aqui na terra 'tão' jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe
dizer que a coisa aqui tá preta
Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse ro
jão

Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever

Mas o correio andou arisco
Se me permitem, vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra ’tão' jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros
dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

A Marieta manda um beijo para os seus
Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
O Francis aproveita pra também mandar lembranças
A todo o pessoal
Adeus